J~Mixture banner 130x70 px  Ajude a divulgar o J~Mixture no Twitter, Google e Facebook, clique no botão Tweet, +1 e Curtir, indicando e disseminando as nossas notícias nas diversas redes sociais.
Isso é um incentivo para continuarmos a desenvolver nosso trabalho!

Os 10 filmes proibidos na China


proibidos
A indústria cinematográfica chinesa é extremamente bem sucedida. No entanto, existem filmes que apesar de serem populares com os júris internacionais são censurados em seu país de origem. As razões são muitas: cenas de violência, erotismo, conotações políticas "negativas". Aqui está uma lista dos 10 melhores filmes proibidos na China:

1. Beijing Bicycle 十七岁的单车

Beijing Bicycle

O filme é do ano de 2001 e foi dirigido por Wang Xiaoshuai. Ele estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 17 de fevereiro do mesmo ano e venceu o Grande Prêmio do Júri, mas foi banido na China continental. O Conselho de Administração da estatal chinesa de Rádio, Cinema e Televisão afirmou que o filme havia sido inscrito no festival sem o seu consentimento prévio.




2. Devils on the Doorstep 鬼子来了

Devils on the Doorstep

É uma comédia de humor negro de 2000, produzido e dirigido por Jiang Wen, estrelado por ele próprio Jiang, Teruyuki Kagawa, Ding Yuan e Jiang Hongbo. Filmado em preto e branco para imitar os filmes de guerra antigos, o filme estreou em 12 de maio no Festival de Cannes de 2000 e ganhou o Grand Prix, mas mais tarde foi proibido na China por "não observou a imagem de uma certa facção política".




3. Suzhou River 苏州河

Suzhou River

É uma trágica história de amor contemporâneo localizado em Xangai, lançado em 2000 e dirigido por Lou Ye. O filme é estrelado por Zhou Xun, interpretando um papel duplo, como duas mulheres diferentes e Hongsheng Jia como um homem obcecado por encontrar uma mulher do seu passado.

Apesar de bem recebido no exterior, Suzhou River não fora apresentado na China, e Lou Ye foi proibido de fazer cinema por dois anos porque ele tinha apresentado o filme no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, sem permissão das autoridades chinesas.


4. Seventeen Years 过年回家

Seventeen Years

É um filme de 1999, dirigido por Zhang Yuan e oritagonizado por Bingbing Li em sua estréia no cinema. Exibido em vários festivais internacionais de cinema, chegou a ser premiado na edição nº 56 do Festival de Cinema de Veneza. Ele foi banido por "caluniar o socialismo"




5. Mr. Zhao 赵先生

Mr. Zhao

É uma comédia de humor negro de 1998. Zhao conta a história de um mulherengo que vive como um médico em Xangai. Sua amante recebe o melhor dele, no entanto, quando Jing Tian (Chen Yinan) anuncia que está grávida, a mulher descobre seu relacionamento extra conjugal, mas se recusa a conceder o divórcio.


6. Postman 邮差

Postman

Este é um filme chinês gravado em 1995 e dirigido por He Jianjun. Postman conta a estória de um carteiro tímido, interpretado por Feng Yuanzheng, que rouba e lê cartas das pessoas em seu caminho. He Jianjun dirigiu a produção de Postman sob estrita proibição e só conseguiu a exibição do filme no exterior, após a impressão contrabandeado da China.


7. To Live 活着

To Live

Filme épico dirigido por Zhang Yimou em 1994, estrelado por Ge You e Li Gong. O filme foi proibido na China pela Administração Estatal da China de Rádio, Cinema e Televisão, devido à interpretação crítica das diferentes políticas e campanhas do governo comunista. Zhang Yimou também foi suspenso por dois anos de endereço.




8. East Palace, West Palace 东宫,西宫

East Palace, West Palace

É um filme de 1996 dirigido por Zhang Yuan, estrelado por Hu Juney Si Han. East Palace, West Palace foi o primeiro filme chinês com temas explícitos homossexuais. O título do filme é derivado dos dois parques que estão perto da Cidade Proibida - do Palácio Real e do Palácio do Ocidente. Os dois parques, especificamente seus banhos públicos, são conhecidos por serem locais de congregação para homossexuais durante as noites de Pequim. Não foi permitido lançar o filme porque a "imagem socialista seria desacreditada e dá idéias suspeitas de corrupção no regime".




9.The Blue Kite 蓝风筝

The Blue Kite

Este drama de 1993, foi dirigido por Tian Zhuangzhuang. Blue Kite revela o impacto dos vários movimentos políticos, incluindo Movimento anti-direitista e da Revolução Cultural.

O filme ganhou o Grande Prêmio no Festival de Cinema Internacional de Tóquio e Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema do Havaí, ambos em 1993. O filme foi proibido pelo governo chinês após finalizarem a pós-produção.




10. Lost in Beijing 苹果

Lost in Beijing

É um filme de 2007 dirigido por Li Yu e estrelado por Tony Leung Ka-fai, Bingbing Fan, Tong Dawei, e Jin Elaine. Ele teve a sua estreia internacional no Festival de Cinema Internacional de Berlim, em 16 de fevereiro de 2007.

Como muitos filmes que tocam o ventre da sociedade chinesa, "Lost in Beijing" trata de questões como a extorsão, prostituição e estupro, o que lhe valeu a censura. O filme também encontrou controvérsias porque alguns críticos descreveram "cenas de sexo livre". O filme foi finalmente banido pelas autoridades chinesas em janeiro de 2008.


Participe da primeira fanpage e grupo brasileiro do facebook dedicada aos
doramas e filmes asiáticos, 'Curta' e 'Entre' abaixo:


Doramas Brasil
https://www.facebook.com/DoramasBrasil


Doramas Brasil
https://www.facebook.com/groups/415405411856424/



Crédito: Equipe Extreme United


Aniger Lacerda

Conhecida também pelo nick de Iori Yoshizuki, é apaixonada por arte, cultura e literatura. Após adentrar a esse meio, veem redescombrindo a cultura pop asiática, especialmente relacionada a música, atuação, e curiosidades culturais e tecnológicas. Conheça comigo parte desse mini-universo AQUI!
Mais informações...

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...