J~Mixture banner 130x70 px  Ajude a divulgar o J~Mixture no Twitter, Google e Facebook, clique no botão Tweet, +1 e Curtir, indicando e disseminando as nossas notícias nas diversas redes sociais.
Isso é um incentivo para continuarmos a desenvolver nosso trabalho!

Gêneros de Tokusatsus



Faz um tempo, enquanto procurava uma notícia, encontrei uma explicação interessante a respeito dos tipos de tokusatsus que existem.

Bom, a palavra Tokusatsu é uma abreviação da expressão "tokushu satsuei", que significa "filme de efeitos especiais", antigamente a palavra era usada para designar todo tipo de "filme" de ação e/ou que usava efeitos especiais. Hoje em dia é utilizada para os seriados japoneses de ação, aventura, lutas.

O que achei interessante enquanto pesquisava foi sobre a classificação, onde elas estão ligadas mais a marca, a empresa que a produziu, sendo o Henshin Hero o grupo independente da mesma, onde não se encaixa qualquer outra categoria e é subdividido!

Abaixo estão os nomes dos seis grupos principais existentes de tokusatsus e uma síntese (onde possível) sobre eles e com imagem exemplo.

1. Sentai/ Super Sentai: Séries produzidas pela Toei Company, expressão criada por Shotaro Ishinomori em 1975. Corresponde a grupos de três a cinco membros que utilizam uniformes de cores diferentes, inicialmente (duas primeiras séries) não tinham robôs (mechas), nos anos 90 ganharam a palavra Super no nome.
* No Brasil passaram: Goggle V, Changeman, Flashman e Maskman.


Dai Sentai Goggle Five (Clique para ver ampliada)


2. Metal Hero: Também produzido pela Toei Company, surgia da premissa de um único herói com armadura metálica que combatia inimigos. Sofreu várias transformações ganhando até trio de heróis, sofreu muito desgaste nos anos de 80 e 90 o que culminou com o término do gênero na montagem.
Atualmente, com o fim do tipo, a empresa produz somente Super Sentais e Kamen Riders, no entanto, fãs do estilo afirmam que características dele se incorporaram nos novos Kamen Riders, afinal, eles dispõem de um vasto arsenal de alta tecnologia, relembrando muito o falecido gênero.
* No Brasil vimos: Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan (conhecido como Jaspion 2), Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.


Kyojū Tokusō Jaspion (Clique para ver ampliada)


3. Kamen Rider: Também produzido pela Toei Company mas com parceria da Ishimori Productions, o termo fora criado por Shotaro Ishinomori em 1969. O Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá e por isso, adaptado à televisão em 1971, teve diversas versões noutras séries e gerou um gênero próprio.
Originalmente, no mangá, ele era um guerreiro solitário, frio e amargurado, pois era rejeitado pela sociedade que protegia e fora transformado contra a própria vontade; essa parte foi alterada na série de tv.
Os Kamen Riders têm por característica serem super-heróis com uma roupa (atualmente armadura) de gafanhoto e possuirem uma moto, nas séries mais novas eles possuem uns requisitos tecnológicos extras, creio que para incorporar mais substância a série e por conta da queda do gênero anteriormente mencionado. Teve mais alterações quanto aos estereótipos dos personagens, como já comentei no texto que aqui escrevi, intitulado: Kamen Rider para garotas?!.
* No Brasil vimos: Black Kamen Rider e Kamen Rider Black RX; atualmente passa na Rede Globo a variação estadunidense do Kamen Rider Ryuki (Kamen Rider: Dragon Knight), aqui intitulada: Kamen Rider Cavaleiro Dragão!


Kamen Rider Black e RX (Clique para ver ampliada)


4. Ultraman: esse produzido pela Tsuburaya Productions, tem uma estória bem específica não importando a série: Conta a estória de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros alienígenas que querem invadir esse planeta. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. Apesar do nome, nem toda série tem guerreiros ULTRA.
* No Brasil tivemos: Ultraman, Ultra Seven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Tiga.


Ultraman Ace e Tiga (Clique para ver ampliada)


5. Henshin Hero: um dos poucos que independe de produtora! "Henshin" é uma palavra que significa transformação, quase todos os heróis de séries de toku passam por isso, portanto a classificação é usada quando o estilo não se encaixa em nenhum outro. Os subgrupos são chamados de: Super Heroine, Children Hero e Classic Hero, entre outros.
* No Brasil tivemos: National Kid (Toei Company), Kaiketsu Lion Man (P-Productions), Fuun Lion Man (P-Productions), Machineman (Toei Company), Bicrossers (Toei Company), Cybercops (Toho), Patrine (Toei Company) e Ryukendo (Takara).


Cybercops (Clique para ver ampliada)


6. Kyodai Hero: É qualquer série não-Ultra, ou seja, não produzido pela Tsuburaya Productions, de heróis gigantes (kyodai)! O estilo teve um grande destaque na década de 70.
* No Brasil passaram: Vingadores do Espaço (Magma Taishi ou Ambassador Magma), Robô Gigante e Spectreman.

Spectroman (Clique para ver ampliada)



Crédito: Equipe Extreme United


Aniger Lacerda

Conhecida também pelo nick de Iori Yoshizuki, é apaixonada por arte, cultura e literatura. Após adentrar a esse meio, veem redescombrindo a cultura pop asiática, especialmente relacionada a música, atuação, e curiosidades culturais e tecnológicas. Conheça comigo parte desse mini-universo AQUI!
Mais informações...

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...